1 de novembro de 2006

Diário de uma cidade maravilhosa e ambígua

Vir ao Rio é sempre mais que uma visita entre vizinhos. Esta cidade esconde a cada esquina o fascínio da ambíguidade da alma carioca. Aos olhos de uma paulista acostumada ao cinza, a variedade de verdes choca com classe.


O sol, ainda criança quando o avião pousa, ilumina a cidade envolvida no abraço infinito de uma, quem sabe, das sete maravilhas do mundo. Já no leblon, acompanhada de uma deliciosa solidão programada, deixo as malas no hotel e sento tranquila num restaurante com mesinhas na calçada. Tem coisa mais charmosa que ter um Rio de Janeiro como decoração?


Enquanto espero o coco gelado, passos leves vão de encontro a algum compromisso marcado. Cariocas passam assobiando. Sabe aquele sorriso ensaiado que inventamos ao cruzar com alguém nas ruas? . O sorriso do povo aqui é honesto. O sorriso carioca tem mais felicidade que a alegria paulista, escapa não é empurrado.


De volta ao hotel, com cor e sorriso de carioca, tomo banho e falo com as amigas que deveriam estra a caminho. O aeroporto está um caos, não devem chegar tão cedo. Para passar o tempo vou a farmácia, vi que tinham várias por perto.


Sob o escuro incógnito da noite, o medo toma o lugar da calma. Os passos antes leves, agora são rápidos e secos. A cidade parece outra. No lugar da farmácia, agora está um balcão blindado de banco. Grades e vidro anti-bala protegem o atendente.


Do outro lado da farmácia carioca, uma moça opera o microfone e uma portinha também blindada por onde é entregue o remédio, o dinheiro e a realidade de uma cidade que vive aos pés da montanha de revolta e medo.

3 comentários:

luizgusmao disse...

oi, giovanna. vi um comentário seu no blog do eduardo carvalho em q vc se referia ao "deserto tártaros", do buzatti [um dos romances mais importantes d minha vida] e decidi fazer uma visita.

gostei do seu post. fui ao rio umas duas vezes [ambas para fazer provas de mestrado] e sempre saí d lá com a impressão dq a cidade é menor. espremida entre mar e serra. tão diferente deste planalto brasiliense q adoro.

qto à simpatia do povo carioca, guess what: não percebi tanta diferença assim. na verdade, ele me pareceu até mai irritadiço. bom, deve ser pq fiquei hospedado num hotel do centro, afastado das praias.

é isso. foi um prazer conhecer seu blog! até mais!

Anônimo disse...

oi.......vi seu blog lah no orkut e resolvi passá aqui pra ve.....eu gostei mtu dos textos q vc escreve....achei mto legal seu blog....viu...dah uma passada lah no meu tamem...heheheheh....
ele eh novo....ai pod falá c tah bom ou naum
t+


http://luiziul.zip.net/

Anônimo disse...

Ótimo post sobre o Rio.