15 de junho de 2007

Enologos e cinéfilos

Quando o assunto é cinema, divido as pessoas em dois grupos. As que gostam de cinema e as que gostam de gostar de cinema. Eu, por sorte, faço parte da turminha do primeiro tipo.
Não fujo de filme americano, embora em minha lista de melhores filmes, eles sejam mais raros.
Não é a escola que o diretor seguiu a genialidade da carreira de um ator ou a bagagem emocional de um ícone do passado, que vai me fazer gostar de um filme.São os arrepios que me causam.

Cinema para mim é diferente de filme. Hoje em dia, temos filmes nas bancas de jornal, nos supermercados e até dentro de casa, nas pontas de nossos dedos.


Ir ao cinema é diferente. Quando entro numa sala de cinema, fica para fora junto com o barulho da rua, os problemas do dia, a política nonsense do nosso Brasil, a vida cotidiana.
Carrego minha parte Totó junto com uma garrafinha de água e nada de pipoca, para não atrapalhar o silêncio de algumas partes do filme.

Não saberia responder qual o meu tipo de filme preferido. Assim como não sei qual a melhor uva para fazer um grande vinho. Mas se me derem um Brunello de Montalcino, seguramente não irei perguntar o ano ou a safra, vou pedir mais um pouquinho.

Se no lugar da rolha, o vinho tiver uma tampa de borracha, alguma coisa está errada. O cinema tem o mesmo efeito comigo. Nem sempre sei o ano, a escola, a procedência, mas sei que me emocionou e isso basta. Dificilmente assisto a um filme no cinema e me decepciono. Basta ler a “bula” e saberemos se a “rolha” é de borracha ou de cortiça.

Embora minha videoteca seja repleta de Gabrielle Salvatores, Fellini, Bertolucci, Luc Besson, Godard, Almodovar... Tem dias que tudo o que preciso é Elektra e um bom Malbec. E foi o que fiz ontem a noite.


Triste de mim se um dia, para me emocionar, tiver que esperar o Marcello Martroiani voltar a vida com uma taça de Brunello na mão.


3 comentários:

Anônimo disse...

hummm...adorei "Elektra"rsrsrs.....te levo, viu...boba*

Anônimo disse...

Giovanna, mesmo os filmes pipoca tem seu encanto, parecem que servem para esvaziar nossa mente retirando todos os probleminhas pra fora já que exigem tão pouco esforço mental, recomendo Homem Aranha pra ti,
bjks de outra cinéfila
Ana

Ju disse...

Mas que comparação agradável!!!!
maravilhosa...sou desse time também! adoro cinema, amo, mas esqueço os nomes dos atores, diretores, até dos próprios títulos...o que interessa são os arrepios!!!!!