6 de agosto de 2007

Deus e as malas

Viagem em família é sempre igual, me faz lembrar do Tolstoi. "As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira”.

De volta ao caos aéreo brasileiro, dando graças a deus por pousar com pouco atraso, eu, meu pai, três irmãs, duas sobrinhas e mais malas do que você poderia imaginar, trabalhamos em equipe, uma cuidou das malas (não fui eu), outra das crianças, e outra foi as compra no dutty free.

Pouco tempo depois, já em casa, com o previsível final em pizza, o pânico tomou conta de mim ao dar de cara com a falta de uma única mala; a minha.

Enquanto meu pai dirigia de volta ao aeroporto, minha mente, como um banco de dados, lembrava todas as palavras propícias para uma irmã que esquece a mala no aeroporto. O carro mal tinha acabado de parar, eu já estava correndo, na direção errada. Giovanna, minha filha, o terminal é para o outro lado. Direção acertada, velocidade de urgência, chego na porta do desembarque ofegante e alguns segundos depois consigo explicar ao segurança da policia federal que minha mala está lá dentro.

-Sinto muito, dona, aqui ninguém entra.
-Mas moço, por favor, é um caso de urgência, minha mala está lá dentro. Enquanto isso assistia várias malas (algumas exageradamente parecidas com a minha) saírem sem que ninguém conferisse as etiquetas.

-Seu guarda da uma olhada , ninguém confere as etiquetas. Minha mala pode perfeitamente passar por aqui enquanto conversamos. Preciso da sua ajuda, vamos lá comigo, estou com a etiqueta aqui, vai levar dois minutinhos. Não posso confiar nessas pessoas, alguém pode levar minha mala.

-Olha dona, você tem que confiar em Deus, se sua mala tiver que ser roubada, será aqui ou em outro lugar.
- Ah então é Deus que toma conta das malas?
-Deus toma conta de tudo. Ele falou com jeito de quem costuma tomar cafezinhos na sala de estar de Deus.
- E se eu não acreditar em Deus? Você acredita mesmo que Ele toma conta de tudo e todos?
- Ora é claro que acredito, tenho muita fé. Como é que alguém pode não acreditar?
- Então está ótimo seu guarda, o senhor que acredita, deixa Deus tomando conta aqui da porta e vai lá buscar minha mala. Se ele aparecer aqui prometo chamar o senhor.

Nessas horas, quando o emprego está em jogo, a fé dá uma escapadinha e os fieis se complicam. – Não, de jeito nenhum, isso eu não posso fazer isso.

-Bom seu guarda, então o jeito será eu acreditar no seu Deus e rezar para que o senhor não saia daí atrás de mim, pois eu vou buscar minha mala lá dentro...

A primeira coisa que encontrei foi minha mala, a segunda um guarda sem a menor cara de quem estava a caminho da igreja.

Um comentário:

Anônimo disse...

I just "call" to say...