16 de dezembro de 2010

Gatronomia Indigesta

Tenho o perigoso hábito de contar histórias sobre o mundo para meu filho. Aprendi com a tia Maria Antonia, minha primeira professora e responsável pelo amor que sinto pelos Gregos e sua mitologia.
Pessoas são diferentes umas das outras, minha filha. Cada uma gosta de uma cor, uma fruta, uma comida, isso se chama diversidade, falava a tia Maria Antonia. Sei, mas aposto que todas gostam de brigadeiro. Eu pensava com cara de quem não entende. Se bem que conheço um menino que gosta da cor marrom? Gostar de chocolate marrom é fácil, mas da cor, que criança gosta de marrom? Ele foi o único que conheci até hoje.
Fui crescendo e aprendendo a entender que o mundo estava cheio de opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, ainda que muitas delas fossem iguais, com roupas diferentes, como nas religiões por exemplo. Onde quer que eu vá fico fascinada por hábitos e costumes diferentes dos nossos. A culinária é prova disso.
No Japão, os dedetizadores não se dão bem. Baratas e outros insetos vão a mesa, fritos e temperados ao gosto do cliente e da culinária local. Arrotar também é educado, sinal de que a comida estava boa. A gastronomia é praticamente o espelho das culturas. Basta analisar com calma o cardápio e os ingredientes para entender a vida de um povo.
Os judeus e suas comidas a base de batata. O pão sem fermento representando a pressa em que tiveram de fugir de suas casas . Gregos, turcos, libaneses e a coalhada, preparada muito tempo antes de haver geladeira para que o leite ficasse conservado por mais tempo.
Nossa feijoada tem a cara dos negros, feita inicialmente com restos de comida dos casarões dos senhores do café, nasceu na senzala, junto com a capoeira e a nossa historia.
Mas é preciso ter cuidado com tudo isso. Meu filho deveria ter uns 5 ou 6 anos. Estávamos no elevador. Antes de chegar ao nosso andar, no térreo entrou um vizinho japonês . Olha mamãe, o moço que você falou que comia barata. Ele saiu antes que eu pudesse me explicar, se é que existe explicação. Cultura gastronômica é importante, mas pode causar indigestão.

2 comentários:

Julio Cesar Corrêa disse...

KKKK. As crianças e sua espontaneidade!
Ótimo natal pra ti e para os seus
bj

Marcio Pimenta disse...

Hahahahahaah ri alto aqui! Adorei!

Beijos!