10 de dezembro de 2010

Que Natal é Esse?


O natal é tão fantástico como o Papai Noel. Ou você acha que o menino Jesus nasceu numa estrebaria em pleno inverno israelense? Pouco provável. Segundo estudiosos, um deles, Carlos Caldas, professor da universidade Mckenzie de São Paulo, faria mais sentido se o filho do Deus Cristão tivesse nascido entre março e novembro, não apenas devido ao clima, também porque, segundo descreve a bíblia, na época de seu nascimento houve um grande recenseamento, obrigando pessoas a saírem do campo e irem até as cidades para se alistar. Em dezembro o inverno rigoroso na região não permitiria um grande deslocamento.


Mas os Romanos queriam festa. As vezes, aproveito um aniversário e já comemoro logo outros, gosto de fazer festas e inventar datas. Devo ser descendente de Marco Antonio. Os Romanos aproveitaram a festa pagã "Natalis Solis Invicti"( Nascimento Do Sol Invencível), homenagem ao Deus persa Mitra, bastante popular pelas bandas romanas e inventaram logo de comemorar o aniversário de Jesus na mesma data. A festa, realizada durante o solstício de inverno (dia mais curto do ano), que no Hemisfério Norte não tem data fixa, pode ser entre os dias 22 e 25 de dezembro ficou conhecida mais tarde como o nosso Natal.

O mais divertido é saber que a igreja católica andou plagiando as festas pagãs. Gostaria de ser amiga de Joseph Campbell e convida-lo para a minha festa de natal, ou Natalis Solis Invicti, quem sabe assim eu descobriria mais sobre este misterioso deus Mitra e o natal.


O que importa é que a festa continua. Feliz Natal! Viva Mitra e porque não Baco?!


Um comentário:

Pedro disse...

Por aqui já estamos comemorando o Natal desde o início do mês, então .. um brinde a Baco! ..rs