31 de outubro de 2006

Pagãos ou cristãos?

“Paganus”: Literalmente, “homem do campo” ou “aldeão”. Lembro bem de quando eu era menina brincando na rua. Ouvi alguém falando sobre pessoas pagãs. O que é isso perguntei a minha tia. “Pessoas do lado oposto ao de Cristo, bruxos,etc...”.
Por anos aquela palavra terrível me assombrou, acompanhou a menina que virou quem sou hoje.Sonhava com os tais pagãos que tinham um rosto terrível a cada noite.


Cresci e comecei me questionar. O homem do campo, crente no poder da lua sobre sua colheita. O marujo que acredita nas marés e pode prever as águas. Todos eles seriam bruxos, pagãos?
Assim, eu, seria naquela época uma pagã? Uma bruxa! Como todas as outras pessoas que tivessem crenças ou tradições diferentes da igreja. Ainda que, esta crença fosse em mim mesma!

Para o paganismo, deus é a própria natureza e isso inclui o homem. Somos feitos de opostos, de bem e mal. Somos os únicos responsáveis por nosso fracasso ou nossa vitória. Os homens podem ser fracos ou fortes.

Crenças a parte, hoje, celebramos, todos nós, pagãos e cristãos o Halloween! Uma festa pagã! Sim o halloween nasceu na Gália, numa tradição Celta, originalmente para celebrar o final do verão que acontece nesta data, “Samhain” significa “fim do verão”, e a época onde o véu entre este mundo e o dos antepassados ficava mais tênue. Era época de oferenda aos deuses e mortos.

Como naquela época, 600 ac não tinha nem Cristo e nem igreja. Adivinhem: Não tinha o pecado! Não existia a culpa, apenas a consciência e a razão. Tudo ia muito bem até que os ingleses, foram chegando. A tal festa sagrada se tornou a noite sagrada (hallow evening). Daí para halloween é fácil imaginar o caminho.

Ok, mas e as bruxas? A inquisição chegou! Bruxas para o fogo! E afinal todos que celebram outras crenças, ainda que vinda de seus ancestrais são bruxos ou pagãos! E você é pagão ou cristão?

Um comentário:

André disse...

Muitos rituais pagãos tiveram que ser absorvidos na liturgia cristã para atrair novos fiéis, ainda que os nomes dos deuses tenham sido substituídos pelo nome de santos. Mas o que me fascina no paganismo é a concepção de Deus vinculado à natureza ao mesmo tempo que é transcendente a ela, em vez de ser totalmente separado de sua criação.