10 de julho de 2007

A princesa e o desavisado

O tal sonho de casar, ao que me lembro, vem dos contos de fadas, instalados em nós mulheres dês de o dia em que nascemos. Enquanto os meninos crescem sonhando ser heróis, voar para algum planeta distante, nós meninas, esperamos quietinhas dentro da torre mais alta, do castelo mais alto, o dia em que o nosso destemido príncipe pula de seu cavalo, enfrenta feras que cospem fogo e finalmente salvam sua princesa e vão para aquela parte do tempo, felizes para sempre, que só existe no espaço entre as letrinhas FIM e a contra capa do livro. Talvez venha daí a confusão instalada no mundo.

As princesas, livres dês de a adolescência, já cavalgaram mais do que qualquer príncipe. E nesses passeios pela floresta, encontraram outros príncipes e até alguns lobos melhores que príncipes. Um dia chega um príncipe desavisado, luta com o tal dragão e da de cara com a falta de surpresa da mocinha que pensa 1001 vezes antes de decidir fugir com o príncipe, isso até sair do castelo, encontrar o lobo e se mandar para um breve período de tempo, chamado no filme da vida real de “até que a morte (vontade ou tédio) nos separe”. O príncipe também não é mais o mesmo.

Está cansado de ouvir histórias dos amigos que enfrentaram um dragão e acabaram queimados pela princesa. Outros, não encontraram monstro nenhum na porta do castelo, mas levaram um dentro da princesa que acordou só depois da lua de mel. Agora o mais comum mesmo é a princesa, louca para viver o tal conto de fadas, colocarem o dragão a seus serviços e arrastar o príncipe para o castelo. Ele até gostaria de subir a torre, lutar com o dragão.

Mas a imposição, a falta de opção, a variedade de princesas, está matando os príncipes dentro dos homens. Mulheres, princesas, meninas, não se tornem dragões. Não queimem o poder de escolha do homem. Se quiserem um príncipe, sejam princesas e fiquem presas na torre. Se quiserem um homem, desçam as escadas e subam em sua independência, mas sem se perder na floresta, afinal a única coisa que gosta de labirintos é o minotauro.

Homens, se esperam uma princesa, não busque na floresta, procure um paleontólogo, pois antes você deve achar um dragão. Se quiserem uma mulher, prepare-se para encontrar um homem dentro do príncipe que há em você!

Nenhum comentário: