19 de outubro de 2007

O Homem Sem Qualidades




Palavras são armas poderosas. Quem já leu Borges sabe do que estou falando. Há um universo, uma magia dentro desses códigos capazes de fazer chorar e sorrir, as letras.
Não é de hoje que tudo isso me fascina. Posso dizer com toda certeza que fui contaminada pelo vírus da literatura. Bichinho danado que vai entrando sorrateiro e não vai embora nunca mais.
Aos poucos fui roubando dos livros, emoções e inspiração para pintar. A inspiração acabou virando paixão e quando me dei conta, os quadros desapareceram e os textos cresceram.
Hoje posso dizer que a literatura tomou conta da maior parte do meu tempo. Os pincéis foram substituídos por canetas e as imagens viraram fotos no meu atelier, que pelo menos agora está sempre limpinho, sem gotas de tinta espalhadas pelo chão.
Mas tudo isso foi só para contar que ontem entendi um pouco dessa obsessão que acomete a artistas e seres humanos.
Entrei dentro das paginas de um livro, viajei entre palavras e fui parar num puzzle de adjetivos. Culpa de uma artista chamada Elida Tesser .
Apaixonada por literatura, não resistiu ao ler O Homem Sem Qualidades e tirou 5000 adjetivos do livro, depois escondeu as palavras entre outras e formou um incrível jogo de caça-palavras.
Quer ver? Vai lá. Está na Galeria Oeste, em Pinheiros.

2 comentários:

Wanderson "Wans" disse...

Giovana, razão essa do seu amor pela leitura é nossa percepção de ver um post tão simples e que diz tanto. Dom de pessoas que amam a arte: ser simples e complexos ao mesmo tempo. Que esse "bichinho" literário nunca encontre em nós um antídoto de televisão ou algo que o valha, porque a leitura é insubstituível.
grande abraço.... voltei.

Anônimo disse...

Poucas são as pessoas que possuem essa paixão pela leitura. As palavras têm vida própria, e os livros possuem as almas de quem os escreveu e de quem os lê. Costumo dizer que são meus melhores amigos, e fonte de inspiração também.
Sobre essa exposição sortudos são vcs de São Paulo, espero que ela passe pelo Rio.

Abraço