3 de outubro de 2007

Onde ha fumaça ...




Onde ha fumaça ha fogo. Aprendi quando ainda era menina. A menina, era chamada de Jabuticaba, lembrou meu primo Maercio, ontem enquanto reclamava da tal fumaça sem fogo.
Cuiaba é conhecida como cidade verde. Plana e cheia de charme natural, digo natural, pois o artificial é duro de entender. Prédios obscenamente nus em matéria de bom gosto. Propagandas de cosméticos com modelos que nos mantém afastados ao maximo possível das prateleiras.
Segunda feira , antes do pouso, o piloto anunciou que a cidade estava tomada por uma fumaça. Achei esquisito. Tonta de sono, depois de perder o vôo certo e ter que vir pingando em 3 cidades, acreditei ser um termo cuiabano para o tempo encoberto, nublado.


Que nada! Com os olhos irritados e a lógica ainda mais, descobri que a fumaça vinha mesmo de onde houve fogo. Havia também mata no tal lugar, muita mata... Pois é, o fogo queimou, não tinha água para apagar e logo nem boi vai ter para beber. A cidade desapareceu dentro da fumaça e o calor, coisa pouca, 41 graus.
Aqui, na porta da Amazonia, a sensação é de que não temos horizinte. E provavelmente não temos mesmo. Esta certeza teve também o secretario de meio ambiente Luis Carlos, ontem ao tentar impedir seu vizinho de queimar um terreno baldio no bairro em que morava (a fumaça estava pouca para ele). O tal homem das queimadas não é do tipo que mata apenas árvores, matou a queima roupa o fiscal que ha 17 anos trabalhava na secretaria do meio ambiente.
Onde ha fumaça ha fogo e algumas vezes o fogo além de queimar, ma
ta!

Um comentário:

André disse...

Realmente a coisa está tão feia que vi a foto de estudantes da UFMT protestando contra as queimadas que levavam fumaça ao campus. Respirar e estudar na neblina sufocante não é fácil!