20 de maio de 2010

What Ever Works

Minha mae costuma dizer que se conhece uma cozinheira pelo trivial. Arroz soltinho, feijao com caldo encorpado e um belo grelhado sao sinais de eficiência. No cinema e a mesma coisa. Admiro quem consegue mostrar tao bem o dia a dia, a realidade do obvio, que, embora absolutamente obvio, e praticamente imperceptível para a maioria.

Woddy Allen e um mestre nesta arte. Em seu novo filme, "What Ever Whorks", mal traduzido para Tudo pode dar Certo, mostra exatamente isso. Sao vidas que seguem seus rumos. Mudanças inesperadas derrubam aquela pecinha do domino capaz de desmoronar um muro de enganos e construir um jardim de alegrias. Seus personagens parecem nao sentir culpa por serem quem sao. Tem coisa mais espetacular do que ser exatamente quem somos sem culpa nenhuma?

Quantas vezes ja pensamos em fazer alguma coisa e nos censuramos ou deixamos ser censurados pelos costumes ou lógicas da sociedade?

Quando sera que vamos aprender que nao somos feitos em serie? Nossas alegrias nao sao as mesmas das outras pessoas, assim como nossos caminhos. Seja la o que for, desde que funcione, para fazer com que sejamos felizes.



Nenhum comentário: