17 de maio de 2011

A Cabala e o engraxate


“Quando um engraxate pensa em investir na bolsa, é hora de sair”.

De uns tempos pra cá notei uma avalanche de adeptos à Cabala. Curiosa, tentei saber exatamente do que se tratava. Conversei com professores e alunos. Um detalhe me chamou atenção. Os mestres desta “arte” se é que se pode chamar assim, me parecem tranquilos, centrados e com muito o que ensinar.
Vejo pessoas que vivem um estilo de vida condizente com os tais mandamentos  e estas, acredito estão apenas continuando um caminho que ha muito vem sendo trilhado.

Por outro lado, esta doença, cujos primeiros sintomas são postar frases cabalísticas sem moderação no Facebook, me questionam. Assim como os outros livros sagrados, a Cabala tem muitas interpretações e uma mesma mensagem, noto, é interpretada de maneira totalmente diferente por cada um.

Não seria o caso destas pessoas a procura de mudança e salvação consultarem um terapeuta? Me parece que Cabala virou a nova terapia em grupo. Ou ponto de paquera. Não me venham com desculpas. Tenho certeza que está cheio de mulheres querendo bem mais que paz interior e homens, bem eles estão sempre querendo mais do que isso, não seria num curso que mudaria.
Pensei nisso e na primeira frase deste texto ao ler no Facebook de uma pessoa totalmente alienada mais um dos mandamentos da tal religião, ela completava com uma frase totalmente sem sentido. Era o engraxate.

Provavelmente 95% das pessoas que vão ler este texto “amam” a tal da Cabala. Claro, moda é isso, pega mesmo. E mais, discordam totalmente das minhas palavras. Mas quantas delas realmente entendem o que estão estudando?

O que importa entender? Daqui a pouco a segunda pergunta depois de qual seu telefone será, onde vc faz Cabala? Acho até que ao invés de fazer happy hour sexta feira vou dar um pulinho em uma das escolas.


Nenhum comentário: