15 de agosto de 2011

Dieta Mediterranea

"Você não pode assistir a este filme. Isso aí é uma falta de respeito". Com estas palavras, um querido amigo tomou das minhas mãos o filme, Dieta Mediterrânea. Confesso que até aquele momento, eu estava apenas curiosa,  mas depois de um almoço regado a críticas e opiniões de um conservadorismo duvidoso e esta atitude estranha, minha curiosidade alcançou níveis arriscados.
Não me restou outra alternativa, se não "roubar"o filme do meu amigo assim que ele esqueceu do assunto.
Era sexta feira, cheguei da academia, coloquei uma roupa confortável e preparei a sessão. Meia hora depois eu começava a desconfiar que não tinha pego o filme certo. Para começo de conversa, o filme tem uma cozinha como centro das atenções, o que já era suficiente para prender minha atenção.
Sofia é uma mulher que já nasce sabendo o que quer e este é outro ponto indiscutivelmente interessante. Os personagens são todos bem construídos e o fato de não seguirem padrões sociais aceitáveis me fascina. Eles são bem resolvidos e pasmem, nem fazem analise.
La pelo meio da história, algumas revelações vão me dando pistas do desespero das meninas do almoço. Imagino o problema em encarar mundos diferentes dos habituais. Meu Deus, um choque! O pai da Sofia é bi-sexual. E depois uma bomba. A mãe da moça passa aceitar e encontra uma forma de ser feliz ao lado do homem que ama, ainda que ele não seja assim, um exemplo de homem. Os "escândalos"que fizeram as mocinhas se envergonhar são relacionamentos fora dos padrões. Ou melhor, relacionamentos reais e a mostra, sem farsas. O fato de todos aceitarem sua condição, seja ela ortodoxia ou não, assusta quem não está acostumado a olhar para o mundo de frente.
O filme acabou e eu não diria que é espetacular, mas gostei, gostei muito. E continuo acreditando que indecente, são pessoas que vivem uma situação de fachada, transitam num mundo de aparências. Indecente é roubar de gente humilde que paga impostos. Indecente é reclamar do país sem nunca ter conhecido a própria constituição. Indecente é ser ator da própria vida e procurar alento em poltronas de veludo com terapeutas pagos para não fazer com você o que você faz com o mundo. Julgar é indecente.

Um comentário:

Sandro Santiago disse...

Eu assisti este filme espanhol "Dieta Mediterrânea" no cinema aqui em JF. Adorei!!!! A história desta moça, Sofia, que queria ser cozinheira, é fantástica. As idas e vindas dela para os braços dos dois amantes que não desistiam dela é muito interessante. Por fim, ela acaba não conseguindo viver sem os dois. Quero assisti-lo novamente. Você deve ter visto "Estômago"?? Que também é muito bom. Se bem que este se parece mais com aquele do Greenaway "O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante".