13 de outubro de 2011

Marcha Contra a Corrupção

  


O vão do MASP parecia sentir a vibração. Foi diminuindo de tamanho a medida que o povo chegava. Começou discreto. Algumas pessoas atravessavam a rua e paravam no meio. Parar no meio da Avenida Paulista? Isso deve ser loucura, pensavam os primeiros a chegar, e logo desistiam, seguiam rumo a outra calçada. O barulho era íntimo e acolhedor. Cada um devia estar se perguntando. E agora? O que fazer? Como começar o movimento?

Pouco a pouco as vozes surgiram. Eram são-paulinos, corintianos, brancos, negros, orientais, jovens e senhores. Todos brasileiros. Sussurravam envergonhados alguns versos. Depois outras vozes se uniram e o som cresceu. Os carros ainda passavam, mas iam mais lentos. Olhavam atentos para cada cartaz. O que aquela gente tinha para falar? “Acorda brasileiro, tão roubando o seu dinheiro”, dizia a cartolina nas mãos de uma senhora alegre vestida de preto. Os motoristas começaram a buzinar. Opa, esse povo aí está falando de mim, pensavam. Palhaços fantasiados ou não iam chegando. A indignação ia crescendo. As três senhoras que antes, tentaram fechar o transito, transformaram-se em trinta e logo depois duzentas. O transito parou. Gol. Sabe aquele grito amarrado que sai ao ver a bola na rede. Foi ele que acordou dentro de cada um.
 
Um grupo de senhoras. Uma turminha de adolescentes. Pais com crianças nos ombros. A marcha criou corpo e ao som de buzinas seguiu em frente.
Pra que isso? Perguntou um amigo pelo telefone? De que adianta gritar? Quem vai te ouvir? O que vai mudar?

Aí vai minha resposta:

Um país é feito de pessoas, não apenas de políticos. Cada um de nós tem voz e tem princípios. Nem tudo o que faço tem uma finalidade, neste caso tem uma força. Esta força se chama indignação. Infelizmente não sou o tipo de pessoa que é roubada, enganada, feita de palhaça e vira as costas como se nada fosse.
Se vou ajudar a mudar este país? Não sei, quem sabe.
Mudanças levam tempo e se nossa “marcha sem sentido”, como você disse, não ajudar a mudar a política, mas inspirar uma entre as milhares de crianças que participaram, quem sabe seja esta criança a governar o meu país um dia. O mundo é feito de exemplos, de princípios e de sonhadores. Alguns invejam a grama verdinha do vizinho, outros cuidam do próprio jardim. O que importa, meu amigo é que quem cala, consente. 

3 comentários:

Pedro disse...

Titãs tem uma música perfeita: Vossa Excelência.
Estão nas mangas dos Senhores Ministros. Nas capas dos Senhores Magistrados. Nas golas dos Senhores Deputados. Nos fundilhos dos Senhores Vereadores. Nas perucas dos Senhores Senadores.
Senhores! Senhores!
Filha da puta! Bandido! Corrupto! Ladrão! ...

Giovanna Vilela disse...

Perfeita esta música, Pedro. :) É isso mesmo. bjs

Danita disse...

É isso aí Gi!! Sempre alertas! Danita.