3 de fevereiro de 2012

Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

O Título é tão lindo que espanta. Dá medo. Parece aquelas embalagens maravilhosas que escondem alguma jóia dentro. De tão bela da medo de abrir.
Acho que foi por isso que o guardei tanto tempo.

"Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios ", dá para ser mais lindo?

Comprei o livro no lançamento. Faz tempo viu. Fiquei olhando para a capa. As letras escritas e uma fonte bacana, uma câmera de fotos no canto. Tudo me atraiu logo de cara. E sempre que isso acontece, minha reação é a mesma. Me afasto. As vezes acho que tenho medo de tudo que sei que vou gostar. E sabe do pior? Eu sempre sei. Não erro. Pode ser livro, gente ou comida. Basta olhara e sentir o perigo chegando.

E quem é que não gosta de perigo?

As vezes tento me enganar. Coisas de mulher. Vejo um livro comercial, colorido, daqueles que todo mundo gosta. Ele olha pra mim. Mas não tem mistério. Não tem risco. Tá tudo lá. Compro. Levo sem embrulho mesmo. E aos poucos vou virando as páginas. Claro que tenho esperança de me deparar com um grande romance. Quem não tem? Mas os clichês vão derrapando nos dias. Lugares comuns. Personagens previsíveis.

Ainda carrego ele comigo por algum tempo. Mãos dadas com ele. E nada. Nada de chegar a lugar algum. Até que desisto. Nem preciso ler até o fim para saber que já chegou ao final. Digo adeus e vou.

O problema é quando aparece um que não me deixa dormir. Me faz cancelar compromissos. Até minha corrida sagrada. Fico deitada com ele observando cada detalhe. Suas linhas, fluidez. Seu perfume.
Mas estes são perigosos, eu sei. Vão nos levando descuidadas para caminhos sem volta. Nenhuma palavra apenas está ali. Elas são pilares de um templo construído minuciosamente para nos prender lá dentro.

Ontem, depois de muito tempo, minhas amigas que sabem tudo de literatura e da vida falaram sobre o tal livro. Lembrei logo do título. Assustadoramente lindo, não?

Agora, quase 30 horas depois e alguns compromissos cancelados, estou quase acabando. Faltam apenas 30 páginas. Decidi parar. Vou deixar que o Cauby e a Shirley existam por mais uma noite em mim. Amanhã tudo volta ao normal, como não há de ser. Como é, sempre que acabamos de ler um livro como este. Obrigada, Marçal Aquino. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado... Acabei de ler o mesmo livro e fiz um comentario sobre ele num blog, mas dentro de um post referido a outro livo (o cavaleiro inexistente)... O titulo é assustadoramente lindo sim, é a coisa mais espantosa do livro - eu particularmente ficaria só com ele. (Chegando aqui através da Isabela Bicalho) bjs, vou explorar aqui!

Anônimo disse...

Engraçado... Acabei de ler o mesmo livro e fiz um comentario sobre ele num blog, mas dentro de um post referido a outro livo (o cavaleiro inexistente)... O titulo é assustadoramente lindo sim, é a coisa mais espantosa do livro - eu particularmente ficaria só com ele. (Chegando aqui através da Isabela Bicalho) bjs, vou explorar aqui! Julia