24 de maio de 2012

Até que o Facebook os Separe ?


O pecado mora em frente, no Facebook. A culpa é do FB. Não use muito. Evite escrever o que pensa. Cuidado com as fotos.
Escuto isso diariamente e sabe o que acho? Um grande exagero. Sim, gosto muito do Facebook e ainda não houve um “tropeço” para que eu culpasse o tal demônio das relações.
Outro dia estava conversando com uma das minhas irmãs, jovem, bonita, apaixonada. Posso dizer que, junto com seu marido, formam um casal encantador. Ela me alertava quanto ao perigo do FB. Discutíamos sobre uma pesquisa feita nos EUA que dizia ter o FB citado em 1/3 dos processos de divórcio. Além disso, 80% dos advogados que cuidam de processo de separação, afirma que a causa dos divórcios seja o “estímulo” de traição provocado pelo Facebook. Imagino que seu criador esteja fora da tal pesquisa.
Depois de ter morado por muitos anos nos EUA, tenho a “cara de pau” de discordar. Primeiro porque acho que o erro começa no motivo. Os americanos casam-se por interesse e não por amor ou afinidade (claro que existem exceções). Podem até se apaixonar por uma pessoa interessante, mas o interessante deles é diferente do nosso. São criados numa sociedade totalmente consumista, onde tudo é substituível.
No mundo todo existem pessoas interesseiras, mas não são elas que estão em pauta aqui. Falo daquelas, ditas e entendidas como normais segundo as regras de cada sociedade. Assim como os indianos escolhem os maridos das filhas, o que muitas vezes dá certo. Os americanos escolhem por quem se apaixonar.
 Depois desse começo, vem o FB e mostra a cara, a verdadeira cara de cada um, afinal, não é mais possível viver sua mentira sozinha (o). Estamos na era Big Brother. Melhor se cuidar, está todo mundo de olho em você.
A meu ver, fica claro que o FB não é a causa, mas o resultado de casamentos fadados ao fracasso.
Se antes a senhora chiquérrima, respeitada por suas jóias e casamento “perfeito”, vivia em seu mundo de bolha cor de rosa, onde amantes transformavam-se em diamantes. Hoje as aparências não enganam tanto assim.
O que vale ganhar presentes quando a foto do marido está estampada na página de uma gostosona? Para onde foi a preciosa aparência?
 O Facebook não inventa pessoas, não coloca máscaras. Ao contrário, ao escolhermos as máscaras que queremos mostrar, nos revelamos, mostramos o que de fato importa. Nunca foi tão fácil conhecer alguém. Nunca foi tão difícil se esconder do mundo. 

Nenhum comentário: