16 de dezembro de 2011

Sobre um assassinato e muitos culpados.



Um crime. A assassina, uma enfermeira. A vítima. Um cachorrinho simpático. Estes dias me chamou a atenção, a quantidade de pessoas revoltadas, em relação a uma mulher, a meu ver, com sérios problemas mentais.
A tal mulher, matou um cachorrinho a pancadas, na frente do filho de três anos, de forma tão violenta que eu não conseguiu assistir mais de 30 segundos do vídeo.

Uma foto, com endereço, nome e dados pessoais da tal mulher está sendo divulgado no facebook por milhões, sim, você entendeu direito, milhões de pessoas. Pessoas, as quais, pedem que a mulher receba o mesmo tratamento que o cachorro. Adolescentes que dizem palavras que me assustam.
Como pode uma pessoa sensível a ponto de amar os animais ter todo esse ódio e vontade “estraçalhar a carne” de outro ser humano?
Quando, na história da humanidade, sangue foi combatido com sangue e resultou em paz? Alguém pode me dizer?

Outra coisa me chamou atenção. Nenhuma das pessoas “sensíveis”, apaixonadas por animais, sequer questionou o sofrimento da pobre criança que continua viva e ao lado da mãe.

O fato é que estamos julgando um momento e deixando todos os outros que se passam por trás das câmeras impunes. Mais do que punir esta mulher, me preocupo com a segurança física e mental da criança.

Num dos comentários, uma pessoa alega que somos todos assassinos pois comemos carne. Esta, além de ser uma frase extremamente clichê, não cabe no assunto. Digamos ao nosso amigo que, sim, eu como carne. Eu sou um ser humano e como tal, sou carnívoro. Da mesma forma é o tigre, o leão,  e a doninha anã, um corpinho de 11 cm que também come carne. Esta é a natureza.
Basta assistir ao Discovery Chanel para ver ataques assustadores de leões comendo outros animais.

Um ataque assustador, não faz parte do meu dia a dia. Não me vejo correndo atrás de uma vaca e atacando sua jugular enquanto um banho de sangue mancha meu vestido florido. Acho inclusive que, se dependesse de mim, não mataria animal algum. Mas somos homens, temos a opção de escolher. Alguns se adaptam a alimentação vegetal, da mesma forma que outros podem comer gluten. Eu não. Tentei ser vegetariana e pela primeira vez na vida tive uma doença séria, fiquei anêmica, mas isso já faz muitos anos e hoje, a única coisa que não como é gluten. Agora me digam. Sou uma assassina porque gosto de churrasco?

Uma pessoa que quer matar, espancar outra é menos assassina do que a mulher que matou o cachorro? E se o cachorro tivesse matado o passarinho da tal mulher? Isso justificaria ela espancar e matar seu animal?

É assustador a violência contida nas pessoas hoje em dia. Depois dizem que ser vegetariano faz com que sejam mais dóceis. Acorda gente. Usem esta energia para trabalhar, para mover o país, para mudar as coisas que ainda podem sem mudadas. Que este crime horrível sirva de lição para que fiquemos mais atentos, para que da próxima vez, ao invés de filmar, a mulher procure ajuda e tente impedir o crime. Mas esta já é outra história, que trato aqui.

Vamos usar nossa força para o que pode ser feito. E não para o rancor, a raiva e o ódio, sentimentos que como bem diz Shakespeare é como tomar veneno e esperar que o outro morra.

4 comentários:

De Marchi disse...

Perfeitas suas observações e comentarios!! em particular a parte da moça que, ao invés de intervir da maneira que fosse, ficou ali como uma especie de voyerismo morbido e covarde.
bjs

Paula Duailibi Homor disse...

clap clap clap
Parabens pelo texto!

Anônimo disse...

Amei! Vc
Tem roda razao!

Giovanna Vilela disse...

Muito obrigada pelos comentários. Este é o maior prazer para quem, como eu, adora escrever.